O BABOK v3 foi lançado em abril de 2015. E, não é incomum ver profissionais de análise de negócios que nem sequer tiveram a curiosidade de ler.

É bem verdade que o BABOK é muito mais do que um livro para profissionais de análise de negócios. Analistas de sistemas/requisitos, gerentes de projetos, product owners e todo profissional envolvido na melhoria do negócio pode se beneficiar do seu conteúdo. Bem, mas isso é papo para outro artigo.

O que eu quero aqui é mostrar para você 3 motivos pelos quais você deve começar imediatamente a ler o BABOK.

Quando começamos a escrever o BABOK v3, lá pelos idos de 2011, muita coisa estava acontecendo no cenário dos negócios e o BABOK precisava de um banho de loja. E foi o que aconteceu.

Assuntos como gestão de mudanças, transformação digital e métodos iterativos e incrementais foram incansavelmente discutidos e agora fazem parte da essência desse BoK.

Hoje temos um BABOK maduro e alinhado às necessidades do mercado.

Repare nos 3 motivos que te apresento aqui.

1. O BABOK v3 poupa seu tempo. Ele revela as práticas do analista de negócios. O que você acha de aprender a fazer análise de negócios com profissionais que já fazem análise de negócios há anos? Sabe onde você encontra todo esse conhecimento? No BABOK. Ou você prefere inventar a roda na hora de fazer análise de negócios? Quer saber o que fazer quando, por exemplo, uma parte interessada diz ter uma necessidade e outra afirma ter uma necessidade conflitante? Pois bem, leia o BABOK e descubra.

2. O BABOK v3 te ajuda a ganhar reconhecimento. Ele define a profissão de analista de negócios. No meu trabalho de consultoria e treinamento percebo que um dos grandes desafios do mercado é definir o papel e as responsabilidades desse profissional. Vejo empresas mergulhadas nessa celeuma interminável e desgastante. O analista de negócios deve criar o business case? Ele pode gerenciar projetos? Quando o trabalho de análise de negócios é feito – antes, durante ou depois do projeto? Leia o BABOK e descubra.

3. O BABOK v3 dá credibilidade ao seu trabalho. Ele não é e, não contém, uma metodologia. É um framework. Ele fornece uma estrutura de trabalho. Dessa forma, você executa o trabalho de análise de negócios seguindo práticas internacionalmente reconhecidas. Isso dá confiança pra você e para sua empresa. Quer saber como funciona esse framework? Leia o BABOK e descubra.

E aí? Convencido a começar hoje mesmo a leitura do BABOK? Espero que sim.

Como já dizia Isaac Newton: “Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”

Quer avançar na carreira de análise de negócios? Está começando na carreira? Porque começar do zero se você pode aprender com quem já faz no dia a dia?

A bem da verdade, você também pode se “apoiar em ombros de gigantes” por ler o BABOK v3.